Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

22/10/2011
Frutas secas são opção de alimentação saudável

As frutas secas vêm ganhando espaço na mesa do brasileiro não só em ocasiões especiais como Natal e Ano Novo. A praticidade e o alto valor nutritivo fazem delas uma opção de alimentação saudável, principalmente no intervalo das refeições.

O maior benefício, segundo a nutricionista Paula Castilho, é poder comer uma fruta sazonal fora de época. ‘‘Mesmo com a secagem, elas ainda contêm quase todas as propriedades, com exceção da vitamina C e complexo B que se perdem no processo. E não têm aditivos químicos, tão prejudiciais à saúde’’, diz. Algumas são inclusive consideradas alimentos funcionais pelos efeitos benéficos à saúde, como a prevenção de doenças, além da nutrição.

Mas, como em tudo o que diz respeito à saúde, equilíbrio é fundamental: ‘‘Não dá para abusar e comer à vontade’’, afirma Paula. Como são desidratadas, as frutas secas tem maior concentração de frutose, fibras e nutrientes, mas também de calorias. 100 gramas de ameixa in natura, por exemplo, tem 70 calorias, enquanto a mesma quantidade da fruta seca tem 250 calorias. Já as frutas oleaginosas, como as castanhas, têm gordura, que apesar de ser monoinsaturada e ajudar a aumentar o chamado bom colesterol (HDL), também leva ao consumo moderado.

Para usar nos lanches entre as refeições ou antes e após a prática de atividade física, ensina a nutricionista, o melhor é montar ‘‘saquinhos’’ com algumas unidades de frutas secas. Uma das sugestões é um mix contendo um damasco, duas ameixas ou tâmaras, duas castanhas do Pará, e uma colher de sopa de outra fruta seca como abacaxi, maçã, pêra ou banana. ‘‘Dá para variar isso, e a vantagem é que pela concentração de frutose, elas são bem docinhas, para quem quer e gosta de um doce’’, ensina. O ideal, segundo ela, é comer uma porção dessas de uma a duas vezes por dia, até para não deixar de comer a fruta in natura. ‘‘O saudável é variar o cardápio’’, afirma.

Na hora de comprar o produto, é preciso ficar atento. ‘‘Como elas podem ser armazenadas por muito tempo, o consumidor deve sempre verificar a validade e se a embalagem permite a visualização do produto’’, ressalta Paula. Outra preocupação é com as frutas conservadas em açúcar. ‘‘O melhor é utilizar aquela que só foi desidratada’’, afirma.

Conheça melhor os benefícios das principais frutas secas

Ameixa: É altamente energética, com grande quantidade de calorias. É indicada no combate a hemorroidas e recomendada em casos de prisão de ventre, por seu poder laxativo. Possui grande quantidade de fósforo, o que contribui no tratamento de fraqueza geral e debilidade cerebral. Rica em vitaminas do complexo B, também é indicada na prevenção de doenças como reumatismo, artrite e arteriosclerose. Ainda tem abundância de niacina, fibras, vitamina C e potássio. Mas, deve ter seu consumo controlado, pois excessos podem afetar os rins.

Amêndoa: Possui grande quantidade de fibras, zinco e ômega-3. É a campeã em vitamina E, prevenindo o organismo contra toxinas e efeitos nocivos da poluição. É uma excelente opção de lanche, embora seu consumo deva ser controlado, já que é calórico.

Avelã: É a fruta seca mais rica em cálcio, nutriente essencial para manter os dentes fortes e prevenir a osteoporose. Possui, ainda, vitaminas C e B-1, que ajudam as células a produzirem energia por meio de carboidrato.

Castanha de caju: Essa fruta é rica em carboidratos e proteínas. Possui ferro, cálcio, fósforo, sódio e inúmeros tipos de aminoácidos, inclusive o argimino, que se converte em óxido nítrico, alargando as artérias, diminuindo a pressão sanguínea e auxiliando no controle da hipertensão. Também é formada por fitoquímicos e fitoesteróis, elementos anticancerígenos. É abundante em fibras e em gordura monossaturada, que ajuda no aumento dos níveis de HDL, o bom colesterol.

Castanha do Pará: É considerado um alimento extremamente nutritivo, devido a sua elevada quantidade de proteínas. Por conta de seu grande teor de vitamina E e de selênio, é também considerado o mais rico alimento em substâncias antioxidantes, importantes no combate aos radicais livres, que danificam as células, causam doenças e aceleram o envelhecimento. Apenas uma castanha do Pará por dia fornece a quantidade de selênio que o corpo necessita.

Damasco: Esse tipo de fruta seca é rico em vitaminas A e B, além de conter uma grande quantidade de ferro, fundamental no transporte de oxigênio para as células. Contêm poucas calorias, não têm gordura e é altamente nutritivo.

Noz: Abundante em ômega-3, a gordura que protege contra doenças cardiovasculares, esse tipo de fruta seca possui vários minerais, além da arginina, um aminoácido fundamental para a circulação do sangue e ao sistema imunológico. O alimento possui outros nutrientes, como a vitamina E, que auxilia na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer, e a vitamina B-6, que atua também na produção de glóbulos vermelhos.

Pistache: Possui como nutrientes cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, selênio e vitaminas A, B-1 e B-6, esta última fundamental para a produção de hormônios e ao bom funcionamento cerebral. O produto também é rico em fibra e em gordura monoinsaturada, que ajuda no aumento dos níveis do bom colesterol. O pistache tem, também, elementos que ajudam as células a produzir energia e que atuam na produção de hemoglobina, que transporta oxigênio ao sangue, além de auxiliar na reparação e cicatrização de feridas, por conta do zinco presente na fruta.

Tâmara: Também é considerada uma opção muito energética, devido ao alto conteúdo de hidratos de carbono simples e complexos nela presentes. É rica em ferro, potássio, cobre, magnésio e cálcio. Possui açúcares complexos, que são metabolizados pelo organismo de forma demorada. Isso é vantajoso para quem precisa de energia por um longo período de tempo. Vitaminas A, B e C também completam a constituição da fruta. A tâmara é aconselhada para quem sofre de alterações hepáticas e de anemia. Atua também como suave laxante. Livre de colesterol é ótima opção na luta contra o câncer. Ajuda, ainda, na prevenção de gripes, viroses e outros tipos de infecções nos aparelhos respiratório e urinário.

Serviço:
Paula Castilho- Nutricionista
Tel: (11) 41132806





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas