Nutrição
Assuntos Relacionados
Teste da geladeira      Tabela de Alimentos      IMC
Receitas      Por dentro do seu alimento      Calorias das Cervejas      
Entrevistas      Fitoterapia

16/10/2006
Corantes em excesso na alimentação

Nós brasileiros, estamos comendo guloseimas sem saber qeu eleas fazem mal à saúde. Uma pesquisa do Instituto de Defesa do Consumidor (o Idec), estudou 44 alimentos doces - balas, iogurtes, refrigerantes e sorvetes - e contatou que 25 apresentam algum tipo de problema no uso de corantes. Ou a embalagem não informa corretamente o tipo de corante utilizado ou a quantidade está acima do permitido por lei.

Na maioria das vezes artificiais, os corantes são substãncias que dão cores aos alimentos. O iogurte de morando e o refrigerante de laranja têm as cores características não por causa das frutas, mas sim pelos corantes. Estudos mostram que estes produtos podem causar reações alérgicas, dificuldades respiratórias, irritação gástrica e problemas de pele. Por isso, em alguns países, a indústria alimentícia está proibida de empregar certos corantes.

Segundo Idec, o principal problema das guloseimas é a quantidade de corantes. De acordo com um decreto de 1961, cada alimento pode conter até três tipos diferentes. Alguns produtos chegam a ter seis. O Idec fez a análise com base nas informações das próprias embalagens.

Um dos corantes mais empregados nos alimentos é o amarelo tartrazina - proibido em países da Europa. Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) obriga que haja um alerta sobre a presença deste corante - mas só nos medicamentos. " Este produto contém o corante amarelo tartrazina, que pode causar reações de natureza alérgica, entre as quais asma brônquica, especialmente em pessoas alérgicas ao ácido acetilsalicílico," diz a norma da agência.

O Idec faz uma campanha para que a Anvisa estenda a exigência do alerta às embalagens das guloseimas. "O que mais preocupa é o fato de a maioria desses alimentos ser direcionada às crianças", afirma o sanitarista e consultor do Idec Sezifredo Paz.

Outro problema apontado pelo Idec foi o fato de algumas embalagens não informarem os nomes dos corantes, apenas os códigos numéricos. O Código de Defesa do Consumidor diz que os consumidores precisam ter todas as informações com clareza.

A Anvisa informou que é responsável pela normatização e que a fiscalização dos alimentos deve ser feita pelos estados e municípios.

Fonte: Estado de São Paulo / Estado de Minas
Sociedade Brasileria de Cardiologia





Mais Matérias

Veja mais

26/09/2016 - Nutricionista aponta consumo exagerado de adoçantes por adolescentes


16/05/2016 - Nutricionista indica alimentos energéticos


29/03/2016 - Nutricionista dá dicas de alimentos de A a Z para manter a saúde em dia!


11/02/2016 - Alimentos ricos em fibra ajudam a controlar o apetite?


30/12/2015 - 8 dicas para incluir gorduras boas no cardápio




Clique aqui e veja todas as matérias

Encontre os melhores preços de medicamentos e leia bulas